Últimos assuntos
» Vocês irão reviver o fórum?por Brake Dom Set 27, 2015 6:13 pm
» como faço para te dex nacional no início
por ryoga Ter Jul 01, 2014 9:34 am
» Básico do Advance Map (1.95)
por vash5000 Seg Jun 09, 2014 5:26 pm
» Corrigir o "nome" dos botões da Toolbar
por Matheus290 Sex Ago 10, 2012 5:14 pm
» Reproduzindo efeitos sonoros (sound) e choros (cry)
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 4:03 pm
» Resolvendo problema na ligação dos mapas e mapa *.127
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 12:21 pm
» Movimentar Personagens (applymovement)
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 12:07 am
» Mudando as condições meteorológicas (weather)
por Matheus290 Qua Ago 01, 2012 8:58 pm
» Criando meu primeiro Script
por Matheus290 Qua Ago 01, 2012 8:24 pm
Procurar
Básico do Advance Map (1.95)
+6
xXRedDarkXx
Korosaki
lucki_vibrato
luks_
Gabriel Francisco
Matheus290
10 participantes
PokéHO :: Ferramentas :: Tutoriais
Página 1 de 1
Básico do Advance Map (1.95)
Bom, não vai ser exatamente um tutorial, mas sim, uma apresentação da ferramenta. Mas vamos lá! Vou usar a ROM Pokémon Fire Red neste tutorial.
(Baixe o Advance Map 1.95 aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Primeiramente, após o Download, extraia o Advance Map para uma pasta (chamada AM) no Disco Local C ou D. Para ficar assim: "C:\AM\AdvanceMap.exe".
Por que? Porque se o endereço for muito grande, o Advance Map não vai funcionar direito. Ou ele não vai entrar, ou vai entrar, mas vai ficar em alemão... Por isso, para evitar problemas, deixe nesse endereço mostrado acima e crie um atalho no Desktop. Não crie no "Arquivos de Programas", pode ser que dê problemas. Deixe no C:\ mesmo.
Quando você abrir a ferramenta, vai ver isso:
Para abrir a Rom, vai em File -> Load ROM.
Depois disso, vai aparecer um monte de números. Cada número é um mapa. Para não ficar muito confuso, vamos mudar para os nomes. Como? Do lado da Interrogação (um circulo azul com interrogação branca) tá escrito "Sort by". Clique lá e escolha "map name". Ou seja, "Sort by map name". Espere terminar de carregar.
Quando carregar, abra a pasta From Header, depois Pallet Town e então o mapa Pallet Town (3.0). Conhece?
Isso é o que vai aparecer:
Esse é o editor de mapas (veja a aba MAP). Se você licar no TileSet ao lado e depois clicar no mapa, você vai editar ele.
Clicando na aba "Movement Permissions" você vai ver onde o personagem pode andar e onde não pode. Sim, não adianta você mudar o Tile se não permitir ou bloquear a passagem.
Na aba Events você vai ver os eventos do mapa. Sem os eventos, o jogo não funciona.
Provavelmente, não vai estar mostrando no seu programa como na imagem. Então, para deixar assim, primeiramente clique em Settings -> Events e desmarque a opção "Hide other events". Depois clique no Brendan/Ruby, personagem do Pokémon Emerald (é a sexta imagem). O de cabelo branco, entre o W e a peça do Quebra-Cabeça roxa.
Agora vou explicar o que significa cada um deles.
[S] é o Script. Quando você passa por cima do Script, o evento acontece. Toda vez que você passar por cima de um Script, ele vai acontecer. A não ser que você use Flags (Var Number).
[S] é o Sign Post. É para fazer placas e eventos por "clique". É a mesma coisa que colocar eventos em um NPC. Só que o Sign Post não se mexe e não precisa ter um "personagem". Tipo um menino, uma placa ou qualquer coisa do tipo.
[W] é o Warp Point. Serve para fazer portas, escadas, teleportes e etc... Para você saber onde tem que deixar cada Warp Point, veja em outros mapas. Os originais. Cada porta/escada você tem que deixar o Warp em uma posição diferente.
[F] é o Fly Position. Ou seja, se você for voar para um mapa, é no Fly Position que você vai parar. Só é possível colocar 1 Fly Position por mapa.
[P] é o Person. É lá que você escolhe um personagem, o tipo de movimento, os eventos que ele cria se você falar com ele e etc. É usado como a Árvore do CUT, a Pedra do Strenght, o Item (Pokebola) e etc... Você pode fazer ele ficar invisível também, assim ele trabalha como um Sign Post também.
O que faz cada valor ao lado?
Person Event Number -> Você define o número do personagem do mapa. Funciona para distinguir os personagens (e outros) na hora de fazer os Scripts. Cuidado para não colocar dois Personagens com números iguais.
Picture Number -> É a figura que vai aparecer (cada número é uma figura diferente... ah vá...)
Talking Level -> Isso aí você tem que ver junto com o Movement Permissions.
Trainer -> É o número do Treinador (veja o A-Trainer para entender). Por Exemplo: Se você colocar 2B em Trainer, ele será o treinador 2B e acontecerá a batalha com o 2B (tem que ter o Script de conversa e etc...).
View Radius -> É a distância que o Treinador tem pra te enxergar. Ou seja, se você colocar 4, se você passar na frente dele em 4 ou menos, quadrados, ele te vê (e você já sabe o resto).
Script Offset -> É o Script.
Person ID -> É a Identidade do Personagem. Você configura essa identidade para várias coisas. Treinadores, Scripts que tem que agir de forma diferente na segunda vez (Flag) e etc... Vocês entenderão com o passar do tempo.
Em baixo disso, tem mais 4 valores. São os valores do mapa. É a quantidade de cada evento. Warp, Signpost e etc. É por ali que você configura quantos eventos tem que ter no mapa.
Clicando na Aba Wild Pokémon você vai ver isso aqui:
São os pokémons selvagens do mapa. Como em Pallet não possui nenhuma grama nem nada, não tem pokémons selvagens. Mas nas Routes e Caves tem.
E por ultimo, Header. Aqui ficam as informações do mapa. Tamanho, TileSet que será usado, Música, Nome do Mapa, Tipo e etc. Nada complicado. Ali é só você ler que vai saber o que é cada coisa e pra que serve. O Map Script é um Script do Mapa. Muitas vezes é usado para trocar o Tile Set e para outros tipos de eventos. Vocês só usarão isso mais tarde.
---------------
Nos botões na parte de cima há um bug. Estão com a "descrição" errada. Você pode corrigir isso, procure na seção de tutoriais como corrigir isso. Vou explicar o que serve cada um.
exibe a tela de seleção de ROM.
salva as edições na ROM feitas por você.
cria um novo mapa.
clona o mapa que você está. Ele irá ser adicionado após o mapa que você está.
faz você voltar para o ultimo mapa que esteve. Apenas um atalho.
exibe/esconde os sprites nos mapas. Se você clicar ali, os personagens somem e aparece um bloco verde com um P no lugar. Se você clicar de novo, os personagens aparecer novamente.... Enquanto os personagens aparecem, os Scripts, Warps, Flying Position e Sign Posts não aparecem.
edita os Tile Sets. Você pode exportar um TileSet pro PC, editar no Paint e depois importar pro jogo de volta.
são as conexões do mapa. Por exemplo Pallet Town, tem a Rota 1 no Norte e Rota 21 no Sul. É ali que você define as ligações do mapa.
não funciona na versão 1.95. Mas na versão 1.92 e 1.82 sim. Serve para editar o mapa.
serve para achar espaços vazios na ROM. Mas eu recomendo o programa Free Space Finder.
é o About.
Uma dica, sempre faça um backup de sua ROM. Toda vez que fizer algo diferente, FAÇA UM BACKUP. Pq caso aconteça algo desagradável como, um bug irreparável ou, um mapa que se desconfigurou, você não perde tanta coisa. Podem ter certeza, quando essas coisas acontecem, não são nada agradáveis. Eu sei o que eu to falando kkkkkkkkk
Bom, é isso. Isso foi uma "explicação" da ferramenta. Não ensinei como fazer nada pq, vocês já devem ter uma idéia agora né. É isso! Valeu!! FUI!
(Baixe o Advance Map 1.95 aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Primeiramente, após o Download, extraia o Advance Map para uma pasta (chamada AM) no Disco Local C ou D. Para ficar assim: "C:\AM\AdvanceMap.exe".
Por que? Porque se o endereço for muito grande, o Advance Map não vai funcionar direito. Ou ele não vai entrar, ou vai entrar, mas vai ficar em alemão... Por isso, para evitar problemas, deixe nesse endereço mostrado acima e crie um atalho no Desktop. Não crie no "Arquivos de Programas", pode ser que dê problemas. Deixe no C:\ mesmo.
Quando você abrir a ferramenta, vai ver isso:
Para abrir a Rom, vai em File -> Load ROM.
Depois disso, vai aparecer um monte de números. Cada número é um mapa. Para não ficar muito confuso, vamos mudar para os nomes. Como? Do lado da Interrogação (um circulo azul com interrogação branca) tá escrito "Sort by". Clique lá e escolha "map name". Ou seja, "Sort by map name". Espere terminar de carregar.
Quando carregar, abra a pasta From Header, depois Pallet Town e então o mapa Pallet Town (3.0). Conhece?
Isso é o que vai aparecer:
Esse é o editor de mapas (veja a aba MAP). Se você licar no TileSet ao lado e depois clicar no mapa, você vai editar ele.
Clicando na aba "Movement Permissions" você vai ver onde o personagem pode andar e onde não pode. Sim, não adianta você mudar o Tile se não permitir ou bloquear a passagem.
Na aba Events você vai ver os eventos do mapa. Sem os eventos, o jogo não funciona.
Provavelmente, não vai estar mostrando no seu programa como na imagem. Então, para deixar assim, primeiramente clique em Settings -> Events e desmarque a opção "Hide other events". Depois clique no Brendan/Ruby, personagem do Pokémon Emerald (é a sexta imagem). O de cabelo branco, entre o W e a peça do Quebra-Cabeça roxa.
Agora vou explicar o que significa cada um deles.
[S] é o Script. Quando você passa por cima do Script, o evento acontece. Toda vez que você passar por cima de um Script, ele vai acontecer. A não ser que você use Flags (Var Number).
[S] é o Sign Post. É para fazer placas e eventos por "clique". É a mesma coisa que colocar eventos em um NPC. Só que o Sign Post não se mexe e não precisa ter um "personagem". Tipo um menino, uma placa ou qualquer coisa do tipo.
[W] é o Warp Point. Serve para fazer portas, escadas, teleportes e etc... Para você saber onde tem que deixar cada Warp Point, veja em outros mapas. Os originais. Cada porta/escada você tem que deixar o Warp em uma posição diferente.
[F] é o Fly Position. Ou seja, se você for voar para um mapa, é no Fly Position que você vai parar. Só é possível colocar 1 Fly Position por mapa.
[P] é o Person. É lá que você escolhe um personagem, o tipo de movimento, os eventos que ele cria se você falar com ele e etc. É usado como a Árvore do CUT, a Pedra do Strenght, o Item (Pokebola) e etc... Você pode fazer ele ficar invisível também, assim ele trabalha como um Sign Post também.
O que faz cada valor ao lado?
Person Event Number -> Você define o número do personagem do mapa. Funciona para distinguir os personagens (e outros) na hora de fazer os Scripts. Cuidado para não colocar dois Personagens com números iguais.
Picture Number -> É a figura que vai aparecer (cada número é uma figura diferente... ah vá...)
Talking Level -> Isso aí você tem que ver junto com o Movement Permissions.
Trainer -> É o número do Treinador (veja o A-Trainer para entender). Por Exemplo: Se você colocar 2B em Trainer, ele será o treinador 2B e acontecerá a batalha com o 2B (tem que ter o Script de conversa e etc...).
View Radius -> É a distância que o Treinador tem pra te enxergar. Ou seja, se você colocar 4, se você passar na frente dele em 4 ou menos, quadrados, ele te vê (e você já sabe o resto).
Script Offset -> É o Script.
Person ID -> É a Identidade do Personagem. Você configura essa identidade para várias coisas. Treinadores, Scripts que tem que agir de forma diferente na segunda vez (Flag) e etc... Vocês entenderão com o passar do tempo.
Em baixo disso, tem mais 4 valores. São os valores do mapa. É a quantidade de cada evento. Warp, Signpost e etc. É por ali que você configura quantos eventos tem que ter no mapa.
Clicando na Aba Wild Pokémon você vai ver isso aqui:
São os pokémons selvagens do mapa. Como em Pallet não possui nenhuma grama nem nada, não tem pokémons selvagens. Mas nas Routes e Caves tem.
E por ultimo, Header. Aqui ficam as informações do mapa. Tamanho, TileSet que será usado, Música, Nome do Mapa, Tipo e etc. Nada complicado. Ali é só você ler que vai saber o que é cada coisa e pra que serve. O Map Script é um Script do Mapa. Muitas vezes é usado para trocar o Tile Set e para outros tipos de eventos. Vocês só usarão isso mais tarde.
---------------
Nos botões na parte de cima há um bug. Estão com a "descrição" errada. Você pode corrigir isso, procure na seção de tutoriais como corrigir isso. Vou explicar o que serve cada um.
exibe a tela de seleção de ROM.
salva as edições na ROM feitas por você.
cria um novo mapa.
clona o mapa que você está. Ele irá ser adicionado após o mapa que você está.
faz você voltar para o ultimo mapa que esteve. Apenas um atalho.
exibe/esconde os sprites nos mapas. Se você clicar ali, os personagens somem e aparece um bloco verde com um P no lugar. Se você clicar de novo, os personagens aparecer novamente.... Enquanto os personagens aparecem, os Scripts, Warps, Flying Position e Sign Posts não aparecem.
edita os Tile Sets. Você pode exportar um TileSet pro PC, editar no Paint e depois importar pro jogo de volta.
são as conexões do mapa. Por exemplo Pallet Town, tem a Rota 1 no Norte e Rota 21 no Sul. É ali que você define as ligações do mapa.
não funciona na versão 1.95. Mas na versão 1.92 e 1.82 sim. Serve para editar o mapa.
serve para achar espaços vazios na ROM. Mas eu recomendo o programa Free Space Finder.
é o About.
Uma dica, sempre faça um backup de sua ROM. Toda vez que fizer algo diferente, FAÇA UM BACKUP. Pq caso aconteça algo desagradável como, um bug irreparável ou, um mapa que se desconfigurou, você não perde tanta coisa. Podem ter certeza, quando essas coisas acontecem, não são nada agradáveis. Eu sei o que eu to falando kkkkkkkkk
Bom, é isso. Isso foi uma "explicação" da ferramenta. Não ensinei como fazer nada pq, vocês já devem ter uma idéia agora né. É isso! Valeu!! FUI!
Última edição por Matheus290 em Qua Ago 08, 2012 11:53 am, editado 3 vez(es)
Re: Básico do Advance Map (1.95)
Baah eu ja estou editando bastante mapa do Leaf Green aqui. Só os scripts que tenho que treinar mais. Ótima explicação!
Gabriel Francisco- Mensagens : 7
Esse programa é incrível e facil de mecher!
Realmente a parte do script é mais difícil, mas eu já consigo fazer alguns.
Tutorial muito legal!
Realmente a parte do script é mais difícil, mas eu já consigo fazer alguns.
Tutorial muito legal!
luks_- Mensagens : 3
Valeu galera! Bom, eu só fiz uma apresentação básica da ferramenta. Nos próximos tutoriais vou ensinar fazer umas coisas diferentes.
Mas valeu!!
Mas valeu!!
A gente não poderia refazer um hack do Ruby? No que eu to jogando tem uns erros e não tá totalmente traduzido. Muita gente reclama que da uns erros no Mt.Pyre e outros. Eu tava em Rustboro dai quando eu ia em direção a aquela caverna, eu entrava na grama e vinha Pokemon do Nível 80 e 101, no versão inglês que eu baixei umas vez também tinha esse erro.
Bom cara, eu nunca vi o Ruby dar erro não. Faz o seguinte, pega no CoolRom (Google it). Com certeza vai funcionar.
Valeu, Matheus, sempre quis saber usar bem essa ferramenta.
Amanhã leio com mais calma
Amanhã leio com mais calma
lucki_vibrato- Mensagens : 1
Vlw pelo tutorial, vou aprender muito sobre isso. Vou tentar criar um hack. Matheus290 cria uma parte do fórum para falar sobre o jogo original e outra para falar dos hack criados. FLWS
Korosaki- Mensagens : 5
Eu vi por ai na net num forum que estavam fazendo um projeto de tradução do Pokémon Black/White. Talvez se a gente soubesse os programas talvez fariamos um projeto também. Não acham?
@Edit
Mas de Nintendo DS?
@Edit
Mas de Nintendo DS?
Última edição por Gabriel Francisco em Qui Fev 09, 2012 1:33 pm, editado 1 vez(es)
Os programas? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Com esses programas dá pra fazer praticamente tudo. Menos aumentar o limite máximo de Pokémons.
Mas eu ainda vou arrumar uma forma de fazer isso. Nem que eu tenha que mudar alguns valores hexadecimais da ROM.
Com esses programas dá pra fazer praticamente tudo. Menos aumentar o limite máximo de Pokémons.
Mas eu ainda vou arrumar uma forma de fazer isso. Nem que eu tenha que mudar alguns valores hexadecimais da ROM.
Matheus290 Eu entro no Advance Map e aparece para escolher a linguagem, mas não tem nenhuma linguagem para escolher. O que eu faço?
Certeza? Você tem que escolher a English... Vê direito isso aí.
Me manda um print do que aparece quando você abre o Advance Map.
Me manda um print do que aparece quando você abre o Advance Map.
Cara não ta dando nem para postar o print. Quando tento aparece isso. "Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.. " Eu tentei de novo colocar mas não tem nada lá.
Sério? Vou ver se corrijo...
-----------
Ah, descobri. Você tá tentando mandar por MP né?
Mande aqui no tópico. MP não.
-----------
Ah, descobri. Você tá tentando mandar por MP né?
Mande aqui no tópico. MP não.
Não estou mandando por MP estou mandando pelo tópico mesmo. E continua não dando certo!
Ué... Que estranho '-' Bizarro demais... Vou ver se consigo arrumar (de novo).
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] [/img]
Ae mano tu concertou. Agora olha como está o programa. Não aparece as linguagem.
Ae mano tu concertou. Agora olha como está o programa. Não aparece as linguagem.
Ué, a pasta de linguas não tá aí '-' Que estranho '-'
Eu vou baixar aqui pra ver...
--------
Cara, eu testei aqui e funcionou de boa... Acho que seu PC que tá zuado '-'
Eu vou baixar aqui pra ver...
--------
Cara, eu testei aqui e funcionou de boa... Acho que seu PC que tá zuado '-'
Korosaki, eu descobri a solução para o problema, isso acontecia comigo tambem, mas é só baixar a versão 1.92 que funciona, a 1.95 não pega...
OBS: Espero que você ache a versão 1.92 pra baixar, eu não postei o link porque eu não to conseguindo postar links (Mistério)... =/
OBS: Espero que você ache a versão 1.92 pra baixar, eu não postei o link porque eu não to conseguindo postar links (Mistério)... =/
xXRedDarkXx- Mensagens : 1
Korosaki e xXRedDarkXx, isso não é problema no programa nem nada, é problema no diretório. Ele tá muito grande. Olha o do Korosaki por exemplo:
D:\Games\Pokémon Hack\advance map 1.95\Advance Map 1.95\AdvanceMap.exe
Tá grande demais. É só extrair tudo em:
D:\AM
Ficando assim:
D:\AM\AdvanceMap
Vai funcionar.
No seu caso também...
-----------------
Gente, eu não escrevi isso antes pq eu não sabia. Aqui em casa também eu passei uns 2 dias para descobrir quando instalei o Advance Map no meu outro PC... Fiquei tentando fazer funcionar, até que fui no Registro do PC e entendi qual era o problema. Endereço muito grande. Mudei pra "C:\AM" e agora tá tudo certo.
Vou até atualizar o tutorial e o tópico dos Downloads.
-----------------
A 1.95 tem várias correções, toolbar para edição do mapa e ainda tem o sistema de ligações de mapas com pré-visualização.
O 1.95 é muito superior ao 1.92. O único problema é que nele não funciona o editor de World Map.
D:\Games\Pokémon Hack\advance map 1.95\Advance Map 1.95\AdvanceMap.exe
Tá grande demais. É só extrair tudo em:
D:\AM
Ficando assim:
D:\AM\AdvanceMap
Vai funcionar.
No seu caso também...
-----------------
Gente, eu não escrevi isso antes pq eu não sabia. Aqui em casa também eu passei uns 2 dias para descobrir quando instalei o Advance Map no meu outro PC... Fiquei tentando fazer funcionar, até que fui no Registro do PC e entendi qual era o problema. Endereço muito grande. Mudei pra "C:\AM" e agora tá tudo certo.
Vou até atualizar o tutorial e o tópico dos Downloads.
-----------------
A 1.95 tem várias correções, toolbar para edição do mapa e ainda tem o sistema de ligações de mapas com pré-visualização.
O 1.95 é muito superior ao 1.92. O único problema é que nele não funciona o editor de World Map.
ei eu não to conseguindo por a rom! eu to tentando com o fire red dai quando eu clico nele fala que é pra colocar uma rom GBA o que eu faço?
typh- Mensagens : 1
meu to com erro estranho
ERROR: (ENotAPointer) AdnanceMapError(5) The value at $71a98c is not pointer!
se alguém sabe como arruma isso me avise
ERROR: (ENotAPointer) AdnanceMapError(5) The value at $71a98c is not pointer!
se alguém sabe como arruma isso me avise
Wollfman- Mensagens : 2
qual e o programa que edita o pokemon inicial
jonhzito- Mensagens : 1
Bom Matheus209 começou a um tempo mais ja arrumei agora meu problema e outro
em eventos........ o evento de teletransporte nao funciona muito bem na ultima versao de A-MAP o personagem entra na porta mais eu nao consigo volta e ta td certo os destino de tele nao sei pq da erro se sober outro editor que der para GBA agradeço
em eventos........ o evento de teletransporte nao funciona muito bem na ultima versao de A-MAP o personagem entra na porta mais eu nao consigo volta e ta td certo os destino de tele nao sei pq da erro se sober outro editor que der para GBA agradeço
Wollfman- Mensagens : 2
Sabe se Tem Como desistala o advaend map do Computador,?Se Puder me fala como
Sabe se Tem Como desistala o advaend map do Computador,?Se Puder me fala como Fico Agradecido
vash5000- Mensagens : 1
PokéHO :: Ferramentas :: Tutoriais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos