PokéHO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Vocês irão reviver o fórum?
por Brake Dom Set 27, 2015 6:13 pm

» como faço para te dex nacional no início
por ryoga Ter Jul 01, 2014 9:34 am

» Básico do Advance Map (1.95)
por vash5000 Seg Jun 09, 2014 5:26 pm

» Corrigir o "nome" dos botões da Toolbar
por Matheus290 Sex Ago 10, 2012 5:14 pm

» Reproduzindo efeitos sonoros (sound) e choros (cry)
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 4:03 pm

» Resolvendo problema na ligação dos mapas e mapa *.127
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 12:21 pm

» Movimentar Personagens (applymovement)
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 12:07 am

» Mudando as condições meteorológicas (weather)
por Matheus290 Qua Ago 01, 2012 8:58 pm

» Criando meu primeiro Script
por Matheus290 Qua Ago 01, 2012 8:24 pm

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário


Criando meu primeiro Script

Ir para baixo

Criando meu primeiro Script Empty Criando meu primeiro Script

Mensagem por Matheus290 Qua Ago 01, 2012 8:24 pm

Eaí pessoal, tudo bem? Vou ensinar como criar seu primeiro Script. Para começar, recomendo que instalem o Notepad2 (não é o ++). Ele vai substituir o Notepad padrão.

Agora, abra o Bloco de Notas (Notepad) e vamos começar.
(um atalho é você escrever, no Executar, "Notepad" sem aspas)

Para começar o Script, coloque esse comando:

Código:
#dynamic 0x800000

O que ele faz?
Ele é que vai procurar o espaço livre EXATO para colocar o Script que você criar. O valor 800000 é porque ele vai começar a buscar o espaço livre a partir desse Offset.

Bom, colocado isso, hora de criar o primeiro "evento".

Código:
#dynamic 0x800000
#org @begin

@begin será o nome desse Script. Após compilar, será substituido pelo Offset preenchido por ele.

Continuando...

Código:
#dynamic 0x800000

#org @begin
lock
textcolor 0x0
msgbox @ola 0x2
release
end

#org @ola
= Ola, esse é meu\nprimeiro script.\pLegal!

Entendendo o que aconteceu:

lock trava o player, para que ele não saia andando enquanto o evento ocorre. Importante colocar esse comando nos scripts.

textcolor muda a cor do texto. 0x* é o valor que acompanhará o textcolor. 0x0 faz com o que o texto fique azul. Para conhecer as outras cores e funções, procure sobre as mensagens na seção de tutoriais.

msgbox é o comando que faz a mensagem aparecer. Após o msgbox, coloquei o endereço, que no caso é o @ola. Depois coloquei o 0x2, que transforma a mensagem num texto que, para ser fechado, é preciso clicar. Para saber mais, procure sobre as mensagens na seção de tutoriais.

release libera o player. Ou seja, colocando o Release, o player já pode andar.

end termina o script. É importante que sempre tenha esse comando no fim do script, para indicar que o mesmo já terminou. Ele só não é usado em raras exceções, como depois de um goto ALGUMLUGAR.

Depois desse primeiro script, coloquei o texto que aparecerá quando esse script acontecer. É o #org @ola. Perceba que, para o jogo entenda que não é outro script, mas sim um texto, após o #org, coloquei um = e o Texto. Isso é o que difere um script de ações para o texto. (é bem óbvio né?)

Reparou que no texto tem um \n? Então, é ele que faz pular as linhas na hora de aparecer no jogo. Não adianta escrever assim:

Código:
#org @ola
= ola, esse é meu
primeiro script.

Além de não funcionar, vai bugar o seu script. Acho que o XSE nem vai compilar uma coisa dessas kkkkkkk

O \n vai pular a linha e o \p vai apagar o texto para que apareça o resto. No jogo então aparecerá assim:

Ola, esse é meu
primeiro script.
(pressiona A)
Legal!

Bom, agora, hora de compilar o script. Portanto, abra seu XSE.

Agora vá em File -> Open e selecione a ROM.

Copie tudo o que você escreveu no Bloco de Notas e cole no XSE.

Vê os botões em cima? (já eu coloco imagens) Clique em Debug pra ver se está tudo certinho e não tem erro algum... Tá tudo certo? Não deu erro? O botão ao lado é o botão Compile. Clique nele.

Pronto! Compilado! Agora, nessa tela que apareceu (já eu coloco imagens), tem uns @alguma coisa, certo? Copie o valor do @begin que é o script "mãe".

Abra o Advance Map, crie um Person Event novo em qualquer mapa e, em Offset (já eu coloco imagens) cole o valor. Provavelmente vai ser 800000. Coloque lá, então ficará assim: $00800000.

Salve e teste seu novo Script!

Bom, é isso. O tutorial fica por aqui! Espero que tenham entendido e gostado. Se não entenderam alguma coisa, poste sua dúvida na seção de dúvidas.

Valeu! Very Happy

Matheus290
Admin

Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 30

https://pokeho.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos