Últimos assuntos
» Vocês irão reviver o fórum?por Brake Dom Set 27, 2015 6:13 pm
» como faço para te dex nacional no início
por ryoga Ter Jul 01, 2014 9:34 am
» Básico do Advance Map (1.95)
por vash5000 Seg Jun 09, 2014 5:26 pm
» Corrigir o "nome" dos botões da Toolbar
por Matheus290 Sex Ago 10, 2012 5:14 pm
» Reproduzindo efeitos sonoros (sound) e choros (cry)
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 4:03 pm
» Resolvendo problema na ligação dos mapas e mapa *.127
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 12:21 pm
» Movimentar Personagens (applymovement)
por Matheus290 Qui Ago 02, 2012 12:07 am
» Mudando as condições meteorológicas (weather)
por Matheus290 Qua Ago 01, 2012 8:58 pm
» Criando meu primeiro Script
por Matheus290 Qua Ago 01, 2012 8:24 pm
Procurar
Criando meu primeiro Script
PokéHO :: Ferramentas :: Scripts (XSE) :: Tutoriais
Página 1 de 1
Criando meu primeiro Script
Eaí pessoal, tudo bem? Vou ensinar como criar seu primeiro Script. Para começar, recomendo que instalem o Notepad2 (não é o ++). Ele vai substituir o Notepad padrão.
Agora, abra o Bloco de Notas (Notepad) e vamos começar.
(um atalho é você escrever, no Executar, "Notepad" sem aspas)
Para começar o Script, coloque esse comando:
O que ele faz?
Ele é que vai procurar o espaço livre EXATO para colocar o Script que você criar. O valor 800000 é porque ele vai começar a buscar o espaço livre a partir desse Offset.
Bom, colocado isso, hora de criar o primeiro "evento".
@begin será o nome desse Script. Após compilar, será substituido pelo Offset preenchido por ele.
Continuando...
Entendendo o que aconteceu:
lock trava o player, para que ele não saia andando enquanto o evento ocorre. Importante colocar esse comando nos scripts.
textcolor muda a cor do texto. 0x* é o valor que acompanhará o textcolor. 0x0 faz com o que o texto fique azul. Para conhecer as outras cores e funções, procure sobre as mensagens na seção de tutoriais.
msgbox é o comando que faz a mensagem aparecer. Após o msgbox, coloquei o endereço, que no caso é o @ola. Depois coloquei o 0x2, que transforma a mensagem num texto que, para ser fechado, é preciso clicar. Para saber mais, procure sobre as mensagens na seção de tutoriais.
release libera o player. Ou seja, colocando o Release, o player já pode andar.
end termina o script. É importante que sempre tenha esse comando no fim do script, para indicar que o mesmo já terminou. Ele só não é usado em raras exceções, como depois de um goto ALGUMLUGAR.
Depois desse primeiro script, coloquei o texto que aparecerá quando esse script acontecer. É o #org @ola. Perceba que, para o jogo entenda que não é outro script, mas sim um texto, após o #org, coloquei um = e o Texto. Isso é o que difere um script de ações para o texto. (é bem óbvio né?)
Reparou que no texto tem um \n? Então, é ele que faz pular as linhas na hora de aparecer no jogo. Não adianta escrever assim:
Além de não funcionar, vai bugar o seu script. Acho que o XSE nem vai compilar uma coisa dessas kkkkkkk
O \n vai pular a linha e o \p vai apagar o texto para que apareça o resto. No jogo então aparecerá assim:
Ola, esse é meu
primeiro script.
(pressiona A)
Legal!
Bom, agora, hora de compilar o script. Portanto, abra seu XSE.
Agora vá em File -> Open e selecione a ROM.
Copie tudo o que você escreveu no Bloco de Notas e cole no XSE.
Vê os botões em cima? (já eu coloco imagens) Clique em Debug pra ver se está tudo certinho e não tem erro algum... Tá tudo certo? Não deu erro? O botão ao lado é o botão Compile. Clique nele.
Pronto! Compilado! Agora, nessa tela que apareceu (já eu coloco imagens), tem uns @alguma coisa, certo? Copie o valor do @begin que é o script "mãe".
Abra o Advance Map, crie um Person Event novo em qualquer mapa e, em Offset (já eu coloco imagens) cole o valor. Provavelmente vai ser 800000. Coloque lá, então ficará assim: $00800000.
Salve e teste seu novo Script!
Bom, é isso. O tutorial fica por aqui! Espero que tenham entendido e gostado. Se não entenderam alguma coisa, poste sua dúvida na seção de dúvidas.
Valeu!
Agora, abra o Bloco de Notas (Notepad) e vamos começar.
(um atalho é você escrever, no Executar, "Notepad" sem aspas)
Para começar o Script, coloque esse comando:
- Código:
#dynamic 0x800000
O que ele faz?
Ele é que vai procurar o espaço livre EXATO para colocar o Script que você criar. O valor 800000 é porque ele vai começar a buscar o espaço livre a partir desse Offset.
Bom, colocado isso, hora de criar o primeiro "evento".
- Código:
#dynamic 0x800000
#org @begin
@begin será o nome desse Script. Após compilar, será substituido pelo Offset preenchido por ele.
Continuando...
- Código:
#dynamic 0x800000
#org @begin
lock
textcolor 0x0
msgbox @ola 0x2
release
end
#org @ola
= Ola, esse é meu\nprimeiro script.\pLegal!
Entendendo o que aconteceu:
lock trava o player, para que ele não saia andando enquanto o evento ocorre. Importante colocar esse comando nos scripts.
textcolor muda a cor do texto. 0x* é o valor que acompanhará o textcolor. 0x0 faz com o que o texto fique azul. Para conhecer as outras cores e funções, procure sobre as mensagens na seção de tutoriais.
msgbox é o comando que faz a mensagem aparecer. Após o msgbox, coloquei o endereço, que no caso é o @ola. Depois coloquei o 0x2, que transforma a mensagem num texto que, para ser fechado, é preciso clicar. Para saber mais, procure sobre as mensagens na seção de tutoriais.
release libera o player. Ou seja, colocando o Release, o player já pode andar.
end termina o script. É importante que sempre tenha esse comando no fim do script, para indicar que o mesmo já terminou. Ele só não é usado em raras exceções, como depois de um goto ALGUMLUGAR.
Depois desse primeiro script, coloquei o texto que aparecerá quando esse script acontecer. É o #org @ola. Perceba que, para o jogo entenda que não é outro script, mas sim um texto, após o #org, coloquei um = e o Texto. Isso é o que difere um script de ações para o texto. (é bem óbvio né?)
Reparou que no texto tem um \n? Então, é ele que faz pular as linhas na hora de aparecer no jogo. Não adianta escrever assim:
- Código:
#org @ola
= ola, esse é meu
primeiro script.
Além de não funcionar, vai bugar o seu script. Acho que o XSE nem vai compilar uma coisa dessas kkkkkkk
O \n vai pular a linha e o \p vai apagar o texto para que apareça o resto. No jogo então aparecerá assim:
Ola, esse é meu
primeiro script.
(pressiona A)
Legal!
Bom, agora, hora de compilar o script. Portanto, abra seu XSE.
Agora vá em File -> Open e selecione a ROM.
Copie tudo o que você escreveu no Bloco de Notas e cole no XSE.
Vê os botões em cima? (já eu coloco imagens) Clique em Debug pra ver se está tudo certinho e não tem erro algum... Tá tudo certo? Não deu erro? O botão ao lado é o botão Compile. Clique nele.
Pronto! Compilado! Agora, nessa tela que apareceu (já eu coloco imagens), tem uns @alguma coisa, certo? Copie o valor do @begin que é o script "mãe".
Abra o Advance Map, crie um Person Event novo em qualquer mapa e, em Offset (já eu coloco imagens) cole o valor. Provavelmente vai ser 800000. Coloque lá, então ficará assim: $00800000.
Salve e teste seu novo Script!
Bom, é isso. O tutorial fica por aqui! Espero que tenham entendido e gostado. Se não entenderam alguma coisa, poste sua dúvida na seção de dúvidas.
Valeu!
PokéHO :: Ferramentas :: Scripts (XSE) :: Tutoriais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos